Histórico

Grande Priorado do Estado de São Paulo

A Ordem Templária chegou ao Brasil em outubro de 2002 através da criação do Grande Priorado Provincial do Brasil, subordinado ao Grande Priorado da Espanha. Anteriormente havia algumas Preceptorias no Brasil, mas jurisdicionadas ao Grande Priorado da Inglaterra. Em dezembro de 2004 esse Priorado provincial recebeu Carta Patente Constitutiva, se tornando o Grande Priorado do Brasil.

Diversas questões de ordem política ao longo dos anos, levaram a uma cisão, ocorrida em 2010, quando algumas Preceptorias se desligaram do Grande Priorado do Brasil e fundaram o Grande Priorado Soberano do Brasil, depois alterado (em novembro de 2018) para Grande Priorado do Estado de São Paulo.

Esse novo Priorado não tinha reconhecimento de outros Priorados, motivo pelo qual vimos trabalhando há vários anos, de modo a obter esse reconhecimento, que nos permitiria sermos recebidos em eventos de outros Priorados no mundo.

O Grão-Mestre Ronaldo Fernandes designou um grupo de Cavaleiros para tratar desse reconhecimento, sendo feitas diversas gestões junto à Espanha, Inglaterra e no Brasil, Depois de várias articulações, conseguimos um acordo com o Grande Priorado do Brasil, sob o comando do Eminentíssimo Grão-Mestre Mário Sérgio Nunes da Costa, para a consagração do Grande Priorado Provincial do Estado de São Paulo, jurisdicionado ao Grande Priorado do Brasil.

Em agosto de 2019, em Assembleia do Grande Priorado do Brasil, o grupo designado pelo Grão-Mestre Ronaldo Fernandes, constituído pelos Cavaleiros Armir Caetano Ferreira, Evaldo Tadeu Machado e Vlamir Camargo Barbeiro, entregou um Protocolo de Intenções para a criação do Grande Priorado Provincial do Estado de São Paulo, com os devidos acordos firmados, e que foi aprovado na Assembleia Geral em dezembro daquele ano, confirmando os termos do Protocolo.

Em fevereiro de 2020 foi realizada a cerimônia de incorporação do Grande Priorado do Estado de São Paulo como um Grande Priorado Provincial junto ao Grande Priorado do Brasil. Diversas medidas foram planejadas a partir de então, mas houve poucas ações face ao bloqueio, em marco de 2020, quando ocorreu a pandemia COVID-19.

Mesmo assim, foi um importante passo, permitindo aos Irmãos da Glesp que fazem parte do Grande Priorado do Estado de São Paulo, serem reconhecidos em eventos de outros Priorados.

Em cumprimento ao acordo, que definia um tempo para permanecer como um Grande Priorado Provincial, e em razão do término das restrições impostas pela pandemia, foi marcado o dia 3 de setembro de 2022 para a Consagração do Grande Priorado do Estado de São Paulo como um Grande Priorado autônomo, compartilhando o território do estado de São Paulo. Desde então vimos trabalhando de forma autônoma, reconhecidos e em pleno desenvolvimento, e trabalhando para a obtenção de reconhecimentos de outros Grandes Priorados dentro e fora do Brasil.

Esse foi um grande avanço para a Ordem templária em nosso país, trabalhando todos em harmonia em prol do crescimento e divulgação da Ordem.